Ressentimento: causa ansiedade.
Defeito de caráter: causa doença.
Amor: vida plena e rica.
Qualidade: saúde.
Ressentimento: sentir novamente, magoar-se com facilidade. Quando me sinto magoado, percebe que estou sentindo algo triste novamente, algo que afetivamente não me “saiu” bem.
A mágoa é um sentimento que “retorna” em forma de “ressentimento triste”. Sentir novamente a mágoa é trazer á tona momentos ruins dolorosos, inacabados, um sentimento negativo de que alguma coisa poderia ser diferente, que há um aspecto afetivo mal resolvido.
Eu tenho ressentimentos, mágoas e talvez por isso seja inseguro “quase” sempre. Sofro de Ansiedade, o que tem muito a ver com insegurança.
Meu ressentimento, minha mágoa profunda, vem da minha família.
Acredito que a sociedade foi injusta com ela. Hoje percebo que minha insegurança me levou a ser um indivíduo ansioso. Para combater o medo e a insegurança, quero dizer, “me defender”, agia com rudeza, arrogância, orgulho. Hoje, percebo que em sociedade a gente usa mesmo muitas “máscaras”. Percebo também que minha família é, em parte, responsável pelos meus problemas. Minha família tem culpa relativa em meus ressentimentos. Eu os desenvolvi. Sou ansioso por querer resolver tudo de uma só vez; aproveitar o que não fiz, o que tinha direito, recuperar o tempo perdido.
Ficamos ressentidos quando nossos pensamentos voltam ao passado e sempre aos acontecimentos negativos. Percebo que não ficamos ressentidos com os acontecimentos positivos do passado! Por que?
Acontecimentos alegres não nos trazem ressentimentos, mágoas, ansiedades e tão pouca insegurança.
Ressentimentos que nos levam á ansiedade são, para mim, acontecimentos tanto familiares quanto pessoais mal resolvidos, mal acabados, que deixaram em nós marcas ou crateras emocionais naqueles tristes, para nós, momentos passados.
W. J.
Importante: Para Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer grau, segundo ela mesma o reconheça.