A autopiedade leva à depressão.
Sentir autopiedade é ter pena da gente mesmo, achando-nos uns coitadinhos, ninguém nos dá atenção!
Hoje observo que é uma birra glorificada, na qual cada ser humano se apresenta comportando-se de várias formas, como o nenê que quer satisfazer seu próprio ego e rola no chão quando quer algo. Se a gente der atenção para esse tipo de comportamento, o nenê continua fazendo birra e faz de conta que está chorando. Para acabar com isso é só não dar atenção. O birrento, quando percebe que não chama a atenção, para de fazer chantagem e deixa de mimar seu ego.
Já o adulto, na autopiedade, faz chantagem emocional para não se alimentar, faz greve de fome para chamar a atenção da sociedade, da família, do povo, fortalecendo cada vez mais seu ego, achando-se o centro das atenções, como uma pessoa abandonada e desprezada.
O neurótico, cada vez que banca o tal, atrai os outros contra si mesmo. É necessário perceber que quando abriga rancores planeja a vingança para essas derrotas está realmente se batendo com o porrete da fúria que pretende usar contra os outros.
Alimentando o ego e o orgulho, nos descontrolamos emocionalmente e ficamos deprimidos.
Com a freqüência à Irmandade, vamos nos percebendo e nos sentindo envergonhados de nossa atitude mesquinha e ridícula. Por isso, precisamos ter coragem de assumir que somos doentes emocionais e procurar fazer o inventário moral (4° Passo) com toda sinceridade e honestidade sobre o fato que nos levou à autopiedade e à depressão.
M. L..
Importante: Para Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer gráu, segundo ela mesma o reconheça.