Preocupação excessiva consigo mesmo é egocentrismo e o egocentrismo é o mais alto grau de egoísmo. Muita gente não percebe que essa preocupação é egoísmo.
Este tipo de egoísmo é traiçoeiro, sutil e comumente difícil de ser reconhecido. O indivíduo doente freqüentemente nega que isso seja egoísmo. A pessoa doente está sempre inteiramente preocupada com o que está sentindo e com coisas semelhantes, no que lhe diz respeito. O mundo? Pode ir para o inferno.
Não está interessada em mais nada a não ser como se sente, no que deseja, no que consegue para si, como os outros a tratam e nas vantagens que possa levar. Estamos certos disso – nós éramos assim, como assim são todas as pessoas emocionalmente doentes.
Se nada mais provamos, isso nós conseguimos provar! Provamos também que foi esse egoísmo que nos tornou doentes e que a sua eliminação recupera. Quando uma pessoa pensa ou fala unicamente a respeito de si mesma, ela está sendo o mais egoísta que se possa ser.
Quando novas pessoas ingressam em N/A, elas invariavelmente, negam que sejam egoístas, pois pensam tratar-se daquela variedade que é comum e visível. Quando chegam a descobrir a espécie oculta, sutil, traiçoeira, devastadora, de que estamos falando aqui, elas sempre conseguem alívio imediato e começam a praticar o Programa de N/A.
Anônimo – São Paulo
Importante: Para Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer gráu, segundo ela mesma o reconheça.