O egoísmo é um modo de vida falido. O egoísmo é uma preocupação excessiva comigo. O primeiro passo para a eliminação desse egoísmo é ter a mente aberta. Através da ação do 4° Passo, eu vejo as minhas exigências impostas pelo meu egoísmo, porque os meus defeitos de caráter são exigências degenerativas impostas pelo meu egoísmo.
É através do 4° Passo que eu vejo quais são as minhas exigências impostas pelo meu egoísmo que faço às pessoas, à mim mesmo, à Deus e ao próprio N/A. Muitas vezes exijo de N/A ,mais do que dou a ele para. poder recuperar-me.
Depois de feita essa busca através do 4° Passo, eu posso, através do 5° Passo admitir a outro companheiro e a mim mesmo a natureza das minhas exigências. O 5° Passo é a ação de relatar a natureza das minhas exigências injustificáveis a outro ser humano, a Deus e a mim mesmo. Somente através de uma discussão sobre mim mesmo é que eu posso começar a caminhar em direção ao pensamento certo, à honestidade sólida e à autêntica humildade.
A proposta do 7° Passo do Programa de N/A, é que eu substitua o meu orgulho que é um conceito irreal e muito elevado de mim mesmo que me leva a fazer exigências das outras pessoas, de Deus e de mim mesmo, que não podem ser cumpridas sem o abuso dos instintos que Deus me deu, pela HumiIdade, que é o claro conhecimento do que eu sou, de quem sou, seguido pela possibilidade daquilo que eu poderia ser. A proposta é, justamente, partir do egoísmo para o amor.
O 8°. Passo é uma proposta de um novo relacionamento com o meu Poder Superior, comigo mesmo e principalmente com as pessoas e a proposta do 9° Passo é a de que eu assuma” a responsabilidade e as conseqüências dos meus atos deturpados pela ação do meu egoísmo.
O 10° Passo me diz que já que eu consegui assumir a responsabilidade e as conseqüências dos meus atos deturpados pela ação degenerativa do meu egoísmo. Que eu posso agora ter um novo modo de vida mais tranqüilo, mais sereno, bastando fazer uma análise rápida para ver o que está acontecendo; para ver se eu não estou burlando nenhum dos princípios espirituais que eu aprendi até aqui.
O 11° Passo me diz que já que eu já me tranqüilizei e que me harmonizei com as pessoas e comigo mesmo, que eu procure entrar em contato consciente com Deus através da prece e da meditação, sem preconceitos, com a mente e com a alma aberta. Com a mente aberta do 2° Passo e com a alma aberta do 6° Passo. Essa prece é só pedir o conhecimento e a força para realizar a vontade de Deus, só isso!
O 12° Passo me diz que agora que eu tenho uma nova maneira de ser, agora que eu penso espiritualmente, que eu fale para as outras pessoas que existe um Programa que pode mudar o rumo do egoísmo para o amor, e é isso que nós chamamos de transmissão da mensagem. O Programa nos diz para transmitirmos não com palavras, mas através da nossa maneira de ser. Não mande ninguém para o grupo, se você não está lá. Você pode transmitir através de palavras, mas transmita também, através do exemplo e o melhor exemplo é a minha presença no grupo.
Este é um Programa que realmente funciona para aqueles que tenham as três condições básicas para a recuperação que são: a mente aberta, a honestidade e a boa vontade. Se não tiver, não funciona! A mente precisa estar livre dos preconceitos! Dentro da Irmandade dos Anônimos, eu só posso aceitar a proposta de recuperação quando eu entender a literatura da Irmandade e tentar, dentro do possível, colocá-la em prática, porque é ela que vem abrir as velhas estruturas espirituais e colocar uma nova estrutura espiritual. Acredito que a proposta de recuperação em N/A é a da falência total das antigas estruturas pessoais calcadas em preconceitos para que se desenvolva uma nova estrutura espiritual calcada nos princípios espirituais sugeridos pela Irmandade.
Sintetizando: “A compreensão espiritual é a chave que abre as portas para os princípios e para as atitudes certas e a ação correta é a chave para o bom viver”. Tudo isso funciona se eu tiver um grupo, eu estiver lá dentro!
Era isso que eu queria falar! Eu desejo a todos vocês 24 horas de Paz e Serenidade!
Guerino – Itajaí
Importante: Para Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer gráu, segundo ela mesma o reconheça.