Serenidade

Estar sereno quando tudo está bem é muito fácil. A verdadeira serenidade é conviver com os problemas não resolvidos, sem deixar que isso nos perturbe. Quando tudo ao nosso redor está desmoronando, é que podemos testar a nossa serenidade. A serenidade, assim como qualquer outra virtude, não se consegue da noite para o dia. É lenta e gradual.

Para adquirir a serenidade è necessário policiamento e vigilância constante no sentido de modificar o comportamento, muita fé, persistência, perseverança, humildade e, sobretudo, muita paciência, pois ela só é adquirida aos poucos.
E preciso muito cuidado para saber a diferença, uma vez que pode vir a ser confundida com comodismo.

Serenidade é também não sofrer com as perdas e não ficar eufórico com os lucros.

Só sabemos se estamos serenos de fato, quando nos deparamos com um inimigo e temos as mesmas reações emocionais ao depararmos com um amigo. Ou seja, quando recebemos uma noticia triste e temos as mesmas reações de uma noticia alegre. Ou ainda, ao lembrarmos de uma perda, termos as mesmas reações da lembrança de um lucro, isto é, ser imparcial diante da dor ou da alegria.

Eu, por exemplo, estou sendo hospitalizada, discriminada, caluniada, difamada, chantageada e rejeitada por colegas de trabalho por ter divulgado o N/A no ambiente de trabalho e, estou serena… meu pai está no leito de morte e minha mãe está mal de saúde sem que eu nada possa fazer e, estou serena…

Também comprei um terreno e corro o risco de perder todo o dinheiro e, estou serena… porque tenho um filho maravilhoso, perfeito e com saúde. Tenho um bom emprego, casa pertinho da praia e da montanha. Estou peno do mar e do céu. Sinto-me serena, feliz, alegre e saudável, livre da angústia, da insegurança, do medo, da ansiedade e da depressão.

Peço somente ao Poder Superior que me conceda muitas e muitas Vinte e Quatro horas de Serenidade, porque estar serena é bom demais.

Leonor – Peruibe/SP

Importante: Para Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer grau, segundo ela mesma o reconheça.

Desenvolvido por: Neuróticos Anônimos
Todos os Direitos Reservados
Escritório de Serviços Gerais do Brasil - ENABRA
Fone: (11) 3228.2042 - Whatsapp: (11) 91870-5935