Caros companheiros e leitores,
N/A – a Linguagem dos Sentimentos é o tema deste trimestre e nos traz experiências de companheiros que entraram em contato com seus próprios sentimentos, como o Programa de recuperação de N/A possibilitou este trabalho de autodescoberta e seus benefícios na recuperação de cada um.
Vivemos em uma sociedade onde é difícil admitir e expressar nossos sentimentos.
Demonstrar sentimentos pode até ser encarado como fraqueza ou algo indigno de seres que precisam ser fortes, eficientes, bem sucedidos, etc. Vivenciar esta dualidade, pois os sentimentos fazem parte da condição humana, tem levado as pessoas a negarem, esconderem ou reprimirem seus sentimentos ou mesmo desconhecê-los, por não haver espaço na sociedade para sua expressão.
Ao chegar numa sala de N/A, às vezes pela primeira vez vamos ouvir pessoas falando de sentimentos, e assim vamos percebendo que também os temos. Vamos descobrindo que não somos fracos, maus ou indignos por nos sentirmos desta ou daquela maneira, mas que nossos sentimentos apenas nos definem como seres humanos reais, e vamos deixando de lado as máscaras da dissimulação criadas em consequência dos julgamentos a que somos submetidos por nós mesmos ou por outros durante toda nossa vida.
A linguagem usada em N/A é a linguagem do coração, ou seja, dos sentimentos, e o Programa nos possibilita descobrir os sentimentos recalcados dentro de nós, assim como as consequências para a nossa saúde emocional. Traz-nos o reconhecimento de que mesmo escondidos e camuflados, os sentimentos acabam se manifestando de forma doentia e destrutiva, impossibilitando-nos de ter uma vida útil, feliz e produtiva. Vamos descobrindo que muitas das nossas dificuldades estão intimamente ligadas aos sentimentos que alimentamos, e que muitas vezes têm pouco a ver com a realidade de nossas experiências.
Entrar em contato com essa realidade até então desconhecida e, principalmente, descobrir os preconceitos que estão entranhados em nossas personalidades sem que os percebamos, é a proposta de N/A. Expressarmo-nos na linguagem dos nossos próprios sentimentos e permitir que os outros também se expressem no espaço seguro de um grupo, nos fortalece e capacita a compreendermo-nos e compreender os que convivem conosco. Quantos males de nossa sociedade que povoam os noticiários tristemente todos os dias seriam evitados se houvesse uma educação para os sentimentos e emoções. N/A nos oferece esta oportunidade e todos são muito bem vindos ao nosso Programa e aos nossos grupos.
Paz e serenidade!
Equipe Novos Horizontes