Caros companheiros e leitores,
A revista Novos Horizontes traz nesta edição o tema “Do Egoísmo ao Amor Através Programa de Neuróticos Anônimos”.
Chamamos de egoísmoo hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos e necessidades em primeiro lugar.
O egoísta se coloca no centro do seu universo, se valorizaacima dos outros e acredita que é mais importante do que os demais seres.
O egocentrismo caracteriza-se pela aplicação do egoísmo, e o egoísta, priorizando o seu ego, prioriza a sua razão por sobre a razão dos outros.
A infância se caracteriza pela atitude naturalmente egocêntrica, em que a criança tem por referência seu organismo e suas necessidades. Com o amadurecimento surge a atitude social e interativa. Deste modo, o egoísmo seria a recusa da pessoa em deixar essa fase infantil, uma luta por manter viva a fantasia do egocentrismo. Atos egoístas nos levam a coagir os outros das mais variadas formas. Não satisfeitos, nos tornamos frustrados, revoltados ou deprimidos.
Isto foi definido por Grover como neurose, na medida em que esse egoísmo alimentado gera sofrimento mental e emocional, assim como dificuldades de relacionamentos com a família, no trabalho e na sociedade em geral.
O altruísmo ou amor vai no sentido oposto.Todos carecem de amor e querem reconhecer esse sentimento em si e nos outros. O amor é vital para nossas vidas como o ar, e é notoriamente reconhecido que sem amor a criatura não sobrevive, enquanto o amor equilibra e traz a paz de espírito.
O Programa de Recuperação de Neuróticos Anônimos tem como objetivo primordial ajudar a todos que o procuram e aceitam a caminhar em direção ao amor. Leva-nos a ter hábitos e atitudes conscientes na construção de uma vida plena, em que, a partir do autoconhecimento, vamos amadurecendo emocionalmente e tendo condições de nos amarmos e amar os outros, assim como nos libertarmos de dependências e coo-dependências doentias que muitas vezes são confundidas com amor. Os Passos e as Tradições de Neuróticos Anônimos contêm os princípios espirituais que, quando conhecidos e aplicados à nossa vida, vão nos transformando de seres egocêntricos e dependentes em pessoas maduras, livres e felizes. A isso chamamos de AMOR em Neuróticos Anônimos.
Paz e serenidade!
Equipe Novos Horizontes