A depressão, “raiva congelada”, pode levar a pessoa até o fundo do poço emocional. É quando ela perde o contato com a realidade que não aceita, sente-se vazia, sem perspectiva, uma sensação de estar sem vida, esmagada.
A depressão é uma armadilha em que a pessoa mesma se coloca; necessita tanto ser aceita pelas pessoas porque ela própria se despreza. Cria defesas, formando uma parede à sua volta para proteger-se, mas essa parede a sufoca. Sente-se ferida, acha que as pessoas só querem magoá-la.
Então, começa a se esconder atrás da timidez, complexo de inferioridade, complexo de superioridade, agressividade, arrogância etc.
Foram guardadas tantas coisas negativas no porão (inconsciente), que ela se sente bloqueada, seu raciocínio fica confuso. Sente culpa e passa a se punir. Já perdeu tanto que nada mais importa; não vale a pena viver porque a depressão lhe tira toda a energia.
O autodesprezo vem completar esse quadro. Fantasia uma imagem de como gostaria de ser, e exauri suas forças lutando para ser a pessoa que idealiza. O auto-respeito não existe, pois não dá valor às suas qualidades; as dos outros são sempre melhores, embora ache que está acima das pessoas.
A dor e muito grande. É uma dor na alma que a pessoa quer se libertar de toda essa armadilha…
Necessita de ajuda, mas seu orgulho faz com que ela fique estagnada, até que aceite a ajuda que lhe é oferecida. Neuróticos Anônimos é um caminho, pela prática sincera do seu Programa de Recuperação.
Eu mesma sou a prova viva de que o Programa funciona.
N . R. H .
Importante: Para Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer gráu, segundo ela mesma o reconheça.