Há dois anos e meio fui levada por uma amiga, para um grupo de “psicoterapia gratuita”. Lá eu descobri, era um grupo de Neuróticos Anônimos. Não fiquei muito chateada com o nome, só não aceitei a idéia de “eu” ser uma neurótica, mas fiquei para provar que não o era. Hoje, neurótica assumida em recuperação, posso dizer que à minha caminhada para conseguir a serenidade, começou naquele dia.
Consegui me desvencilhar do ressentimento que eu tinha (raiva congelada) o que não me deixava ver com clareza a origem de meus problemas. Descobri o Deus que eu sempre tive ao meu lado, para o qual eu sempre me fechava. Consegui tomar conhecimento dos meus defeitos de caráter e de minhas qualidades. Com todas essas armas, consegui meu equilíbrio e minha serenidade. Nada disso teria sido possível se não contasse com a ajuda incalculável dos grupos de N.A.. Nesses grupos, pude aprender e dar valor à doação das pessoas que integram os grupos, doação incondicional, o respeito que se tem pelo programa e uma das coisas mais surpreendentes que encontrei nos grupos, é o respeito que todos seus membros tem entre si e como os novatos são incentivados a se sentirem iguais perante seus companheiros.
Além disso, temos as reuniões de estudo que nos permitem aprofundar temas importantíssimos para o nosso desenvolvimento. Por tudo isso, agradeço a Deus por ter encontrado o NA..
Problemas? Talvez os tenha mais do que quando cheguei, só que já consigo ter a clareza de identificar a origem e conseqüentemente dar só importância que eles têm, nem mais e nem menos, e assim sendo, eles vão sendo resolvidos e volto à minha serenidade.
NA, obrigado por você existir, pena não ter te encontrado antes, mas me empenharei para que os outros te encontrem.
Judith – Salvador-BA
Importante: Para Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer gráu, segundo ela mesma o reconheça.