Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945, participei dos teatros de operações na Itália.
Quando voltei de lá era portador de neurose de guerra. Sofria de solidão, mau humor, medo, angústia. Não conseguia permanecer em locais onde estivessem reunidas varias pessoas. Nos campos de futebol logo entrava em atrito com qualquer pessoa que estivesse ao meu lado.
Andava sempre irado, sentia fortes dores de cabeça, sofria horrivelmente de insônia. Suava frio por todo o corpo, tremia muito, não conseguia falar normalmente: gaguejava. As emoções estavam sempre à flor da pele e quando ouvia o Hino Nacional chorava como criança.
Mais tarde vim a conhecer um grupo e comecei a praticar o Programa oferecido por N/A. Tenho participado ativamente de todos os Encontros Anuais da lrmandade.
Hoje sou completamente diferente. Todos aqueles sintomas desapareceram. Agora posso dizer: “Sou feliz!”.
Agradeço em primeiro lugar a Deus, por ter me livrado daquele pesadelo em que vivia. Em segundo lugar minha gratidão ao N/A por ter me oferecido a oportunidade de recuperação da minha doença mental e emocional que tanto mal me causou.
Ramão
Importante: Para Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer gráu, segundo ela mesma o reconheça.