A dificuldade do neurótico em se relacionar com Deus é grande. Sua auto-suficiência entra em cena toda vez que tenta (ou nem sequer tenta), porque pensa que ele mesmo pode resolver todos os problemas.
Muitos dos que procuram N/A acham que seu relacionamento com Deus até que é bom. Entretanto, sua auto-suficiência está bem escondida, ou nega para ele mesmo e assim às vezes se torna tudo muito difícil.
Achamos que seria o bastante só pensar: Deus, quero isto ou aquilo e pronto e Deus irá nos atender rapidamente. Não percebemos, no entanto, o ressentimento que carregamos de Deus, por não obtermos as coisas que pedimos a Ele.
Nosso orgulho nos diz: você se basta! Já que Deus não te deu sabedoria para entender todas as coisas, vire a costa para Ele. Como iremos, então, ouvir outras pessoas para aprender com elas. Como crer que elas saibam e eu não? Deus é bom para elas e mau para mim? Ao recorrer aos livros, aí já queremos aprender sozinhos, o que é literalmente impossível. E meus familiares, porque não seguem minha recomendação sempre? Vejam, só quebram a cara!
O orgulho reforça a auto-suficiência, o que nos leva a passarmos por vítimas. Nosso orgulho nos deixa cegos e surdos para a graça da vida, a glória de Deus e para o amor pelo ser humano e ainda cria um profundo ódio por nós mesmos, nos levando à auto-anulação (suicídio).
Não percebemos que, espiritualmente, não caminhamos a não ser que sejamos tocados pela dor. Então nos debatemos até ver que só Deus, em sua misericórdia, poderá vir em nosso socorro, se assim o permitirmos. E se assim procedermos então, chegará o dia em que agradeceremos a dor.
(N.R.H. – São Paulo)
Importante: Para Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer gráu, segundo ela mesma o reconheça.