EXERCÍCIO DE ACEITAÇÃO
Ao entrar no ônibus às 9:00 horas da manhã, esperava que estivesse semivazio, como sempre acontece neste horário, mas não estava.
De repente, lá estava eu e meus pensamentos reclamando baixinho pelo desconforto de fazer uma viagem de quarenta minutos em pé.
Chegou uma senhora jovem com uma criança pequena no colo. Ela subiu para o ônibus no ponto seguinte ao meu; as pessoas sentadas ficam um pouco incomodadas porque no fundo sabem que deverão levantar-se para ceder o lugar a tais pessoas assim como aos idosos.
Eu, cá com os meus botões, continuava a resmungar por ter de viajar em pé quando outros iam sentados. De repente, levanta-se um rapaz e dá seu lugar à jovem mãe e nesse momento eu me lembrei que aceitação é um exercício que preciso fazer diariamente, naquelas áreas onde minha vontade egocêntrica, minhas exigências e expectativas interiores ainda gritam.
Saí do lugar onde estava e caminhei um pouco mais pra frente, pessoas desceram e eu acabei sentando. Para mim fica uma lição nesses pequenos episódios diários, onde os Princípios Espirituais da Irmandade deverão ser colocados em prática para que a Fé possa funcionar, mantendo-me tranqüila, sem resistência às minhas oscilações emocionais. De repente, surgiu lugar pra sentar, mas poderia não ter surgido e já não teria tanta importância, eu não perderia a paz por causa disso.
Exercitar a aceitação diariamente, eis uma parte do programa que eu não posso descuidar e que tem valido a pena perseverar.
Anônimo – SP
Importante: Para Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer gráu, segundo ela mesma o reconheça.