Auto Piedade 02

Autopiedade: causa depressão.

Defeitos de caráter: causam doença.

  • Piedade: pena dos males alheios, compaixão, dó, comiseração.
  • Auto: de si mesmo, de si próprio.

Autopiedade é o que sentimos quando temos muita dó, muita pena, muita tristeza de nós mesmos. É uma sensação de que o mundo nos ficou devendo alguma coisa, foi injusto conosco.

A autopiedade é um sentimento torturante. O indivíduo parece que está “preso” num fundo de poço do qual não pode sair. Lá só existe tristeza, lamentação, justificativas, pena de nós mesmos. A autopiedade cria um circulo vicioso de tortura mental que nos consome as forças e energias. Surge dai a depressão.

Sou ainda vitima da depressão e da autopiedade. No entanto, começo a compreender que o mundo e as pessoas só me darão aquilo que eu também der. Verificando as causas da minha autopiedade, percebi o quanto de exigente e mesquinho ainda sou. Se não amo e não respeito o ser humano como deveria (à medida do meu possível), o que posso receber em troca? Na verdade, não perdi nada e ninguém foi injusto comigo. Muito menos tive uma vida infeliz (ainda hoje). Eu fui gradativamente me afastando da vida e dos amigos. Ter autopiedade é querer ter e ser mais do que podemos merecer. É ficarmos tristes por não vermos nossas “vontades” realizadas. É criar um circulo vicioso perigoso, doentio.

As injustiças (possível) existem nesse mundo para todos. Não adianta nada usar a autopiedade para justificar minha doença emocional. Na verdade, é o contrário que se verifica.

Quanto mais autopiedade sentimos, menos o mundo nos aceitará. O indivíduo que é vitima desse sentimento vive a se justificar, a dar explicações multiformes, confusas.

Ele “caí” em depressão porque essas justificativas nem sempre funcionam (não são reais) e normalmente fracassam. Ficar pensando só no passado triste que tivemos (ou imaginamos, por causa da neurose) nem sempre é verdadeiro, real.

Não devemos alimentar pena, compaixão, dó ou comiseração por nós mesmos.

Precisamos acreditar que não somos melhores e nem pior do que ninguém. Acredito que as felicidades materiais e espirituais devem desenvolver-se paralelamente. A continua autopunição pela autopiedade pode levar a um abatimento moral e/ou físico.

W. J.

Importante: Para Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer gráu, segundo ela mesma o reconheça.

Desenvolvido por: Neuróticos Anônimos
Todos os Direitos Reservados
Escritório de Serviços Gerais do Brasil - ENABRA
Fone: (11) 3228.2042 - Whatsapp: (11) 91870-5935