Esquecer os prejuízos

O neurótico, via de regra, tem a tendência de viver no passado ou no futuro Essa tendência acentua-se de forma mais evidente quando sofremos prejuízos materiais ou morais.

Ficamos deprimidos, angustiados, balançando entre a autopiedade e a raiva quando somos a vitima. Por outro lado, quando somos os causadores do prejuízo e o outro é a vitima, então o remorso nos corta a alma como navalha. A lembrança do fato trás de volta o momento do passado, com precisão matemática. ‘”Ah! Se fosse possível esquecer!”, pensamos. Mas o que significa esquecer os prejuízos? Pode alguém esquecer um fato? O homem é um ser dotado de memória (é por meio dela que existe a possibilidade de aprendizado).

Esquecer os prejuízos creio eu, significa recordar o fato com menor freqüência e sem emoções. Esquecer os prejuízos é aceitar o fato, aceitar a limitação da pessoa que nos causou tal prejuízo, isto é, perdoar a si mesmo por ter causado prejuízos, por ser limitado. Esquecer os prejuízos, por outro lado, é aceitar o fato de que a perda não significou a perda da felicidade.

Quando amamos uma pessoa e ela vem a morrer, ou ela não nos aceita, relutamos, esperneamos e não queremos admitir e, nem damos amor a outra pessoa. Fazemos isso por causa do APEGO.

Esquecer os prejuízos só é possível, por conseguinte, para as pessoas desapegadas ou que tenham facilidade em mudar o alvo, o objetivo no qual elas colocaram sua felicidade.

Você perdeu milhões de reais, uma casa ou um ente querido? E natural que você, por horas, dias, anos, sofra muito. Mas, aos poucos, virá o consolo A natureza dota o ser humano da capacidade de aceitar o sofrimento. Todavia, é o APEGO que anula essa capacidade. Esquecer os prejuízos significa deixar essa capacidade natural fluir, para que você esqueça emocionalmente o fato, sem perder a lição e a experiência que seu intelecto tirará do acontecimento, evitando assim, que você sofra outros prejuízos.

Vicente/SP

Importante: Para Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer gráu, segundo ela mesma o reconheça.

Desenvolvido por: Neuróticos Anônimos
Todos os Direitos Reservados
Escritório de Serviços Gerais do Brasil - ENABRA
Fone: (11) 3228.2042 - Whatsapp: (11) 91870-5935