Minha Depressão

A depressão, para mim, tem sua origem na mágoa pelos fatos não solucionados, pela ausência do ente querido no seio da família desde criança, pela carência de afeto, causando uma tristeza, um sentimento muito amargo da vida que, vez por outra, quando se “toca na ferida” vem à tona como um vulcão em ebulição.

A depressão começa a se proceder da seguinte forma:

1. Ansiedade – Surge à ansiedade quando se depara com um fato novo a ser solucionado rapidamente. Por exemplo, quando se trata de pagamento pela compra de um imóvel onde estão envolvidos valores altíssimos. Ou em momentos de cobranças morais diversas. Nesse instante é necessário ter cautela e paciência, inventariar passo a passo e não se aborrecer com os prejuízos causados pelo desgaste físico, mental e emocional, provenientes de uma sensação de vazio, de fome espiritual. Fisicamente, no meu caso, as regiões mais abaladas são a omoplata, o pescoço e a nuca, provocando uma tensão emocional causada pela raiva. Começo a ficar com frio no corpo, a garganta fica irritada, aparecem os espirros e depois se manifesta a gripe. Os maiores defeitos de caráter que entram em cena nessas ocasiões são o egoísmo e o orgulho pela não aceitação do fato em si e, quando fico persistindo com idéia fixa, querendo solucioná-lo pela “birra glorificada”, torna-se mais grave a doença emocional.

2. Preguiça/comodismo – A preguiça e o comodismo entram em cena e não se quer raciocinar, usar a razão, a mente se torna paralisante.

3. Procrastinação – Desperdício do tempo porque se trabalha com má vontade, com pouca energia, sem estímulo para se viver e trabalhar o episódio.

4. Medo – Aparece o medo de se enfrentar o fato real quando se é ofendido.

5. Autopiedade – Ela é sempre justificada.

6. Autopunição – Quando há uma crítica por parte de alguém, tentando ajudar o depressivo, este a recebe como uma crítica destrutiva e se pune. Hoje, através da prática do Programa de Vida, torna-se muito mais sadio inventariar o que se passa no nosso interior. Assim, vamos nos libertando do egoísmo e do orgulho. Nos momentos em que nos descontrolamos emocionalmente, se fizermos uma reflexão, veremos que há algo de errado conosco. Nesse momento, se fizermos em silêncio a entrega ao Poder Superior, obteremos paz e serenidade. Através da prática da meditação, da prece e da Oração, procuramos melhorar cada dia mais nosso contato com o NOSSO SUPERIOR na forma em que o concebíamos rogando apenas o conhecimento de sua vontade em relação a nós e forças para realizar essa vontade.

E, sempre que sentirmos que nos é dada essa “força”, agradecer pela resposta recebida do Poder Superior.

M . L.

Importante: Para Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer gráu, segundo ela mesma o reconheça.

Desenvolvido por: Neuróticos Anônimos
Todos os Direitos Reservados
Escritório de Serviços Gerais do Brasil - ENABRA
Fone: (11) 3228.2042 - Whatsapp: (11) 91870-5935