O que causa Depressão

Nem todo desejo pode ser realizado e, quando as coisas não acontecem segundo a nossa vontade, temos que aceitar esse desfecho com naturalidade. Na verdade, estamos sempre lutando para ver os nossos desejos realizados e, quando não obtemos êxito, em vez de aceitarmos o fato com serenidade, ficamos profundamente frustrados. Com o passar dos anos, nossas frustrações vão se avolumando e acabam se transformando em estados depressivos. Nosso principal defeito è que buscamos prestigio, segurança e poder e, quando não conseguimos obter essas coisas de acordo com nossos sonhos, nos sentimos derrotados. A derrota gera frustração e, em seguida, vem a depressão. Dizem que todo neurótico é um idealista falido porque tem sonhos perfeccionistas que dificilmente acabam se concretizando. E, ver nossos desejos frustrados (como somos egoístas), significa uma verdadeira tragédia para nós, um sofrimento quase insuportável.

Muitos de nós tínhamos a sensação de que nossas próprias vidas estavam se desintegrando diante das frustrações. Nos sentíamos injustiçados feridos, ressentidos, e esses sentimentos se transformavam em raiva. A raiva ia se acumulando, se acumulando e se transformava em depressão. É possível que a depressão seja um dos sofrimentos mais intensos que possa atingir o ser humano.

Com a depressão nos tornamos lamuriosos e perdemos completamente o “senso de humor”. Nos tornamos um muro de lamentações e nossa depressão pode chegar a um nível tal que podemos até mesmo ficar ressentidos com a alegria das pessoas que nos [odeiam. Sendo extremamente egocêntricos queremos contaminar a todos corri nossa depressão. Já que estamos deprimidos, o mundo inteiro deveria estar deprimido também, como se nossos sentimentos regulassem os sentimentos alheios.

Podemos, também, “chorar á toa” e nos tornarmos hostis até mesmo com a solicitude dos amigos. ISSO acontece porque no fundo, bem no fundo, nos sentimos indignos da atenção ou do carinho das pessoas.

A depressão é um pântano traiçoeiro e é muito fácil escorregar nele. Nós, neuróticos, temos um estranho talento, uma estranha capacidade de fazermos tempestade em copo d’água para transformar um pequeno incidente num universo de tristezas e lamentações e, em seguida, cairmos em depressão. É como se levássemos ás costas um baú cheio de mágoas, ressentimentos, lembranças amargas, rejeições. Acontece um contratempo qualquer e pronto – era a oportunidade que estávamos (inconscientemente) esperando para cairmos no pântano da autopiedade.

Abrimos nosso baú de recordações e alimentamos, um a um, todos os velhos contratempos e contrariedades de vinte, trinta, quarenta anos atrás. E, em seguida, caímos em depressão. A explicação única para esse fato é que, sendo extremamente egocêntricos, estamos completamente absorvidos em nós mesmos, interessados no “eu”, “eu”, “eu”.

Essa situação pode ser revertida e nos levar à recuperação através da prática do Programa Gratuito de Auxílio Mútuo.

Importante: Para Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer gráu, segundo ela mesma o reconheça.

Desenvolvido por: Neuróticos Anônimos
Todos os Direitos Reservados
Escritório de Serviços Gerais do Brasil - ENABRA
Fone: (11) 3228.2042 - Whatsapp: (11) 91870-5935