Ocasiões Especiais e Depressão

Estado de humor melancólico e pessimista. Uma sensação de vazio que todo neurótico sente. Comumente chamado de vazio existencial. Sensação de amargura, frustração, ressentimento, incerteza, saturação, rotina.

A depressão é em grau maior ou menor, a companheira cotidiana de milhões de criaturas.

A depressão, se não for tratada, é uma doença progressiva, e poderá ser superada através do Programa de Recuperação proposto pela Irmandade de Neuróticos Anônimos.

DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DEPRESSIVO

Nos sentimos magoados por alguma pessoa ou circunstância que nos contraria; sentimos uma sensação de perda e esse sentimento é quase sempre fruto das nossas expectativas e exigências neuróticas. Queríamos que a pessoa que nos magoou reagisse de tal ou qual maneira e quando isso não ocorre, nos sentimos frustrados; da mesma maneira, reagimos em relação ás circunstâncias, como chuva, condução, trânsito, morte etc. Alimentamos sentimentos de raiva, mágoa, autopiedade, culpando aqueles que nos insultaram, ou as circunstâncias que nos contrariaram.

Quando percebemos que não podemos modificar as pessoas e as circunstâncias (muitas vezes), a mágoa inicial que sentimos e que direcionamos para um alvo externo, volta-se contra nós mesmos – RAIVA CONGELADA – gerando SENTIMENTO DE CULPA/AUTOPIEDADE.

OCASIÕES FESTIVAS, AUTOPIEDADE E DEPRESSÃO.

Essa autopiedade costuma se manifestar especialmente no Natal, Ano Novo, dia do aniversário e outras datas. Como neuróticos, temos uma antiga inclinação para nos concentrarmos na tristeza, na nostalgia ou para fazermos ladainhas por quem já partiu, por quem não correspondeu ao nosso amor, por quem já não se lembra de nós. Não percebemos, nem ficamos alegres e agradecidos pela saúde que temos, pelos entes queridos que estão á nossa volta. Só focalizamos a nossa atenção nos aspectos tristes de nossa vida.

Importante: Para Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer grau, segundo ela mesma o reconheça.

Desenvolvido por: Neuróticos Anônimos
Todos os Direitos Reservados
Escritório de Serviços Gerais do Brasil - ENABRA
Fone: (11) 3228.2042 - Whatsapp: (11) 91870-5935