Graças ao Programa de N/A sou uma pessoa menos ansiosa

Estou em N/A já há algum tempo e muitas vezes ouvi os companheiros falarem de seus problemas de ansiedade. Jurava, naquela época, nunca ter sentido ansiedade. Em raríssimas ocasiões, sentira algum desconforto em relação a algum acontecimento de grande importância para mim.

Entretanto, ao ter uma viagem marcada para o Encontro Regional de Salvador (BA), no dia da viagem, logo cedo, percebi algo estranho em mim. De repente consegui decifrar o enigma. Queria antecipar, viver a experiência da viagem logo. Comecei a me preocupar.

“O que é essa emoção senão ansiedade”? “Essa vontade de vencer o espaço, o tempo e transcender ao momento e local”? “Serei uma ansiosa”?

A prática do Décimo Passo foi dando-me respostas à medida que observava minhas reações nos fatos rotineiros da vida. Lembrei que quando pego ônibus, procuro estar com o dinheiro da passagem na mão e sento sempre perto da saída. Dizia para mim mesmo que era para não atrapalhar. Também lembrei que quando começo uma tarefa já penso no seu término. Meu lema sempre foi produção, ser útil, realizar, fazer, fazer incansavelmente não sabendo para que …

No ambiente de trabalho não consigo ficar parado. Não preciso da presença do chefe para trabalhar. Quando estou de férias fico aborrecido pela falta do que fazer. Fico procurando nem sei o que, quando quero me distrair num lazer.

Difícil assistir um filme, ainda mais quando sua mensagem não é tão boa. Nenhum programa de TV presta. Mudo de canal procurando algo que não sei explicar.

Tenho uma pressa doentia para que acabem logo as atividades nas quais me envolvo, para depois ficar perturbado por não ter o que fazer.

Eu escrevia páginas e páginas para mostrar que hoje vejo a ansiedade sempre presente em mim, às ocultas, de modo disfarçado, branda, porém tenaz em minhas ações.

A ansiedade é uma força, um impulso que me obriga a cumprir uma tarefa ou missão rapidamente. O meu jeito de ser responsável, trabalhador, não é opcional, mas uma espécie de fuga do vazio, da depressão, do receio de não ter o que fazer e ter que olhar para mim, me deparar com o tempo e ter que justificar o fato de estar vivo, de existir.

A ansiedade é uma reação emocional que me deixa tenso e elétrico para que acabem logo quaisquer tarefas que são de minha obrigação.

A ansiedade é uma doença que pode ser motivada pela preguiça, irresponsabilidade, perfeccionismo, etc … Seu grau de intensidade depende das características do meu egocentrismo.

Ainda não havia percebido a ansiedade em mim. Graças ao Programa de N/A sou uma pessoa menos ansiosa; não preciso mais me projetar num futuro distante, tenho condições de estar mais sereno, me divertir, rir sem preocupação de que minha autoimagem corra risco e apareça a ansiedade.

Anônimo

Desenvolvido por: Neuróticos Anônimos
Todos os Direitos Reservados
Escritório de Serviços Gerais do Brasil - ENABRA
Fone: (11) 3228.2042 - Whatsapp: (11) 91870-5935